Historial

A Associação para o Desenvolvimento de Rio de Moinhos (ADRM) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e de Utilidade Pública, localizada na Vila de Rio de Moinhos, concelho de Penafiel, fundada no dia 24 de Setembro de 1994.

À semelhança de outras regiões, Rio de Moinhos defrontava-se com um conjunto alargado de problemas e dificuldades relacionadas com a população mais jovem e a mais idosa, não existindo qualquer infraestrutura que oferecesse resposta às necessidades destes grupos e suas famílias.

No sentido de preencher uma parte desta lacuna ao nível da prestação de serviços, esta Associação no ano de 1997, candidatou-se à Medida 5 do Sub-Programa Integrar, no âmbito do II Quadro Comunitário de Apoio, tendo em vista a criação de uma estrutura polivalente orientada para a promoção do desenvolvimento local, servindo-se para isso de um terreno cedido pela Junta de Freguesia de Rio de Moinhos. Dessa candidatura resultou o financiamento para a construção de um espaço com diversos equipamentos, designadamente: Centro de Dia; Serviço de Apoio Domiciliário; Centro de Atividades de Tempos Livres (ATL) e Centro Comunitário.

A este Equipamento Social a ADRM designou-o por Espaço Vivo.

O principal objetivo desta Instituição consiste em melhorar o nível de qualidade de vida, bem como promover o desenvolvimento global da população e de certos grupos que se encontram em maior desvantagem social.

Para a concretização desse mesmo objetivo esta Instituição mantém um Protocolo, no âmbito do Rendimento Social de Inserção (RSI), com a Segurança Social desde Junho de 2005. Com este Protocolo, é visado um acompanhamento mais rigoroso e contínuo às famílias beneficiárias do RSI, residentes em 13 freguesias do concelho de Penafiel, atualmente 10 com a nova organização territorial.

A Associação dispõe ainda de um Gabinete de Inserção Profissional (GIP) em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, desde Junho de 2009. Este Gabinete presta apoio a jovens e adultos desempregados na busca de emprego ou reintegração no mercado de trabalho.

No âmbito do Centro Comunitário, o objetivo geral é o de promover a melhoria das condições de vida e fomentar a integração social da população, sobretudo dos grupos onde se verifique a prevalência de fatores de exclusão social. Neste âmbito a Instituição desenvolve várias ações de sensibilização / informação para a comunidade envolvente e acompanha na área do Desporto crianças e jovens. Criou para o efeito uma Equipa de Futsal Feminino e uma outra Equipa de Escolinhas para crianças dos 6 aos 10 anos de idade. Estas Equipas estão inscritas na Federação de Futebol Amador do concelho de Penafiel.

Desde o dia 12 de Setembro de 2011, a ADRM conseguiu concretizar mais um dos seus projetos, quando abriu uma nova Resposta Social ao serviço da comunidade, a Creche “Espaço para a Vida”, direcionada para acolher crianças dos 0 aos 3 anos de idade. Para a construção desta Creche contou com o apoio do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES II).

Desde o ano de 2005 que a Associação para o Desenvolvimento de Rio de Moinhos é entidade promotora de cursos de formação profissional, dirigidos a desempregados e/ou beneficiários de rendimento social de inserção.

No dia-a-dia da Instituição, para além dos serviços inerentes a cada Resposta Social, os seus Utentes podem ainda usufruir de aulas de Ginástica, Boccia Sénior e do Atelier de Música e Canto.

Atualmente a Associação para o Desenvolvimento de Rio de Moinhos acompanha no Centro de Dia 47 idosos, no Serviço de Apoio Domiciliário 25 pessoas, no ATL 27 crianças, na Creche 41 crianças, no Futsal 45 crianças e jovens, no Protocolo de RSI cerca de 600 beneficiários, no Gabinete de Inserção Profissional cerca de 800 pessoas, nos cursos de formação profissional cerca de 40 pessoas diariamente.